3.28.2011

Ficar velho

Estou a ficar velho? Talvez, mas felizmente não estou sozinho.
De tanto me debruçar, no bom sentido, sobre o meu problema da velhice, tive de começar a agir por comparação, senão dava em psicopata, e comecei a descobrir a velhice dos outros. Pois, e os velhos mais patéticos até têm bom aspecto, fora a falsidade geral, com cabelos ainda fartos e bem cuidados. Patéticos porque são jovens, e isso é gratificante para os velhos assumidos. Descobri então o ponto exacto em que um jovem de trinta anos começa a ficar velho: é quando não tem mais nada na cabeça nem no coração a que se agarrar e começa a dizer que é jovem (normalmente fá-lo numa linguagem vazia, muito jovem e em inglês de espectáculo). O verdadeiro jovem nunca o proclama, até se sente mal por lhe ser tão fácil e natural foder (e isso também não o proclama muito). Há também os mais sofisticados, que vão dos trinta aos quarenta sem proclamarem juventude, embora saibam que isso, teoricamente, é a única coisa que lhes resta e que lhes substitui a consciência da vida. São uns bonecos. Dizem "estou a ficar velho" e olham pelo rabo do olho para a assistência, com manha, a ver se têm piada e aprovação. Não têm, são mesmo velhos e normalmente têm a casa quase paga e emprego certo.
É claro que estou a falar de homens, porque nas mulheres a coisa é mais complexa e começa aos vinte e três anos, com todas as nuances mas, no fundo, com mais verdade. Por que é que as mulheres são sempre mais verdadeiras quando se trata de ir ao fundo das coisas? Não falo das bonecas, que normalmente são as companheiras dos velhos de trinta a quarenta anos.

1 comentário:

Sun Iou Miou disse...

Cá é mais fácil saber quando a gente começa a ficar velha. É no dia em que nos deixam de tratar por tu.

Um meu amigo, andava a roçar a casa dos trinta, um dia tropeçou e caiu na rua. Um rapazote achegou-se para ajudá-lo e perguntou:

-Está bem?
O meu amigo, com mais dor na alma do que no corpo, respondeu:
-Estava... até que apareceste tu!

contacto: