10.18.2012

A solidariedade entre hipertensos não tem limites


Ao saber do internamento do senhor secretário de Estado da Cultura no hospital da Boavista, só posso desejar as melhoras ao senhor secretário de Estado da Cultura e também a Francisco José Viegas, ainda melhoras melhores para Francisco José Viegas, isso então nem se fala.
Não conheço o senhor secretário de Estado da Cultura, conheço o Francisco José Viegas do blogue e dos livros policiais bastante bons e, sobretudo, da sua veia verrinosa quando se trata da defesa do F. C. Porto. Não conheço um terceiro, nem um quarto, nem um quinto FJV porque não ligo a rumores. Agora, por via de um agravamento agudo da pressão arterial, passo a (re)conhecer FJV no senhor secretário de Estado: 32% de corte na cultura deitaram o homem total – secretário de Estado e os vários FJV – abaixo e mandaram-lhe para cima as taxas arteriais. Depois deste anúncio no OGE, se se tivesse ficado nos 12 máxima e 8 mínima, eu apenas sorriria com desprezo como quando olho para o pobre e encolhido Gaspar.
Também eu sou um hipertenso fanático, meti-me nisso há muitos anos, e informo os leigos que esta doença crónica está normalmente associada a outras doenças crónicas (a diabetes, sobretudo), tudo coisas que fazem mossa nos vasos sanguíneos, no coração e na tesão. Já tive várias crises agudas que trato numa saleta do meu Centro de Saúde, quando calha, Centro de Saúde onde andei muitos anos sem médico de família e onde não calhava, por essa razão, baixar a tensão e confesso que não morri por isso. Agora despacham-me em meia hora e apenas por 5 euros, e por vezes as enfermeiras são boas e simpáticas. Já me aconteceu ter de ir baixar a tensão, altas horas da noite, devido à tal indisposição, ao hospital Garcia de Orta, onde, por apenas 20 euros, esperei 3 horas no meio daquela fauna canalha e deprimente de indispostos, alguns estrangeiros, digna das teclas de um De Lillo e não de um pobre hipertenso como eu, e acabei por não ser baixado de tensão, e onde não tive a sorte de ficar internado. Confesso que também não morri por isso.
Assim, caro FJV, como velho hipertenso experiente e manhoso, só posso recomendar-lhe: não ligue à tensão, ela só baixa, e até se rebaixa, se a der ao desprezo; nada de stress, nem que o corte venha a ser de 64%; muito sexo mas, para isso, não abuse do irbersartan/hidroclorotiazida.

Sem comentários:

contacto: