12.16.2010

Ghost in Tranlation - 7 e último

Agora a sério: não posso criticar Gonçalo M. Tavares, não sei. Não posso criticar o género que ele pratica só porque não gosto, ou não domino. Sou apenas leitor, leio o que quero, quando estou a ler o que não gosto, ou não percebo, ponho de lado, atribuindo a mim próprio o direito de dar uma opinião como leitor, que em princípio não interessa a ninguém. É para isso que existem os blogues.
O intertexto não me agrada, cheira-me a aproveitamento do próximo, a facilidade, a brincadeira literária e não a literatura. Aliás, o próprio autor chama livro-jogo ao seu Matteo Perdeu o Emprego (e o outro chamou ao seu livro a Bíblia, perdão, o Livro). Para ler com algum interesse e proveito este livro de Gonçalo Tavares tive de ler, antes e durante, a folha de instruções de um crítico académico muito competente, Pedro Mexia (a sua crítica ao livro no ípsilon), pela qual vim a saber que uma taxinomia de nomes judeus (este pormenor deve ser relevante, não sei) pode tornar-se “uma taxinomia do comportamento humano contada em ficções”; que as suas “ligações” inter-autorais são Musil, Jünger, Agamben (alguma vez eu lá chegava?); que são alegorias. Ora, alegorias também dispenso (questão de gosto), excepto as da Bíblia, e quando um dos meus escritores preferidos, Nabokov, se mete nelas, isso desgosta-me quase tanto como os rankings literários que este autor estabelece e a sua mania de dizer que os soviéticos não são russos, ou não são tão russos como ele; e que Dostoiévski não é russo, já agora. E talvez isso do pastiche em Gonçalo M. Tavares seja um exagero de blog, mas é da mesma natureza recôndita.
O meu computador deu o berro, a mosca morreu prematuramente (a vida média de uma mosca é 30 dias, esta durou 8), esta série Ghost… termina aqui. Foi arrogante, pedante, petulante, irritante, ignorante. É para isto que servem os blogues.

1 comentário:

Sun Iou Miou disse...

E ainda bem! (Digo, apesar da mosca, eu, que de criaturas vivas indiferenciadas só detesto moscas, muito, e baratas, até ao nojo.)

contacto: